Revista Campinas
                                                                          ​​















Automação: O Controle da  sua casa

Nesta semana,  a convite da Cris Soutelo (Relazione- Marketing de Relacionamento), estive com um grupo de profissionais na empresa Start Sollution,  onde tivemos a  oportunidade de conhecer um pouco mais sobre solução em automação residencial. Aproveito para compartilhar  com vocês sobre  essa tecnologia  que vem  crescendo cada vez mais.


Automação é um sistema automático de controle pelo qual os mecanismos verificam seu próprio funcionamento, efetuando medições e introduzindo correções, sem a necessidade da interferência do homem. Em seu uso moderno, a automação pode ser definida como uma tecnologia que utiliza comandos programados para operar um dado processo,  é a aplicação de técnicas computadorizadas ou mecânicas para diminuir o uso de mão-de-obra em qualquer processo, especialmente o uso de robôs nas linhas de produção.


Nos ambientes residenciais e comerciais um bom projeto luminotécnico  ganha um grande destaque pois permite criar vários ambientes dentro do mesmo espaço por meio do controle da iluminação, dando uma personalidade ao ambiente. Além disso um bom projeto luminotécnico pode ajudar na economia de energia em condomínios e residências.


Agora imagine todo esse sistema de iluminação e entre outros, controlados em um só dispositivo! Bem melhor não é?


Pois é, com a automação você controla Iluminação, áudio e vídeo, home theater, ar condicionado, persianas, câmeras, projetores e mais, tudo em um só dispositivo.


 A automação da iluminação permite o controle das luzes de forma local ou remota e de forma independente. A criação de cenários personalizados vai permitir gerar uma situação de conforto de acordo com a programação que você deseja para cada ambiente, valorizando as peças de decoração e funcionalidades de tecnologias que se adéquam a iluminação.


Escolha entre uma Iluminação mais forte ou mais fraca, ligando as luzes somente quando tiver pessoas no ambiente, gerando economia, ou ainda quando a família estiver viajando. Seja feriado, fim de semana ou um dia comum e ninguém estiver no ambiente, manter uma parte da iluminação acessa dará a sensação de presença de pessoas, e consequentemente maior segurança, inibindo a ação de bandidos.


Jacson (Diretor – Start Solution) destaca a importância de na fase do projeto de construção já elaborar um projeto de pré-automação, pois assim favorece e prepara os ambientes para receber equipamentos de automação, novas tecnologias e atualizações quando necessário, poupando tempo, esforço e dinheiro, pois tudo é planejado para a maior comodidade dos usuários levando em consideração as características dos ambientes que receberão a automação.


Segundo ele com o projeto de pré-automação, quando você decidir colocar uma cortina automatizada, adicionar um sistema de câmeras, acrescentar um controle de iluminação, não será necessário quebrar nada, o ambiente já estará preparado para receber a tecnologia e proporcionará a máxima comodidade aos moradores.


Com toda essa exposição cheguei a conclusão que a automação é fundamental para quem busca conforto, economia, segurança e controle da sua casa.


Sobre Edninha Figueiredo

Formada em Arquitetura pela Puc Campinas atua na área de projetos residenciais, corporativos e comerciais em Campinas e região.


Mestre em Arquitetura e Construção, seus projetos demonstram a influência de pesquisas desenvolvidas pela Unicamp com a linha de pesquisa sobre a influência das cores no conforto térmico do ambiente.


Foi professora de design de interiores em faculdades e cursos técnicos em disciplinas como conforto ambiental , cores, materiais e revestimentos.


Apresentadora de programas na Rede TV sobre dicas de cores e canal 8 sobre arquitetura e decoração.


Participou de importantes eventos como Campinas Decor e Casa Cor.

www.ednafigueiredo.com.br