Luminárias: Modelos e Tendências para a Decoração

A convite da diretora da Led Luz, Geisa Trino, fui conferir todas as novidades na área de iluminação e aproveitei para compartilhar um pouco com vocês.


A Led Luz atua na área de projetos de iluminação, automação, venda de luminárias e materiais elétricos. Este ano a empresa comemorou seu 18° aniversário que foi celebrado em grande estilo com uma festa para os profissionais da área.

003.jpg

A loja, localizada no Cambuí, conta com uma área de 1500 m² e proporciona uma solução completa para uma obra desde de materiais elétricos até a parte final como luminárias.


Toda decoração de interiores só  estará completa se acompanhada de um bom projeto luminotécnico, e as luminárias decorativas se tornaram objetos fundamentais para compor um ambiente.


A escolha das luminárias é tão importante quanto as lâmpadas, pois se as mesmas forem adequadas aos ambientes, criam efeitos diferentes de iluminação, destacam e valorizam espaços, revestimentos e itens decorativos.


A distribuição uniforme das luminárias é um fator importante, e o projeto deve atender às necessidades dos moradores e à função de cada ambiente, pois este tem um projeto específico e deve ser feito de acordo com o layout do mobiliário.

Em ambientes como salas de estar, por exemplo, a melhor opção é trabalhar com circuitos diferentes para acender a iluminação em várias etapas ou a utilização de "dimmers" (interruptores que regulam a intensidade da luz). O ideal é compor um ambiente com vários tipos de luminárias, como lustres, arandelas e abajures.


Para sala de jantar, as mesas se beneficiam de uma luz superior em sua direção como um lustre ou um pendente com a iluminação mais direta e focada.


Um dica importante é escolher o tamanho de modo que fique proporcional ao tamanho do ambiente e ao  mobiliário.


Uma grande tendência em luminária são os modelos em tecidos e design diferenciados e na Led Luz descobri peças exclusivas, com cúpulas e peças confeccionadas em tecido sob medida, ou seja, do jeito que o cliente desejar.

007.jpg
001.jpg

Os pendentes são utilizados quando o objetivo visa dar um foco maior ou destaque em algum móvel, já os pendentes pequenos podem ser usados como um composé, criando um ambiente super charmoso.





Para quem deseja ter um ambiente mais ousado e com estilo, as luminárias coloridas são uma ótima proposta. Os pendentes coloridos podem ser usados tanto em salas, dormitórios ou home office deixando o ambiente alegre e bem descontraído.

Outra forte tendência são luminárias mais discretas, que não atraiam a atenção para elas, mas sim para seu efeito luminoso. 


Consideradas como elementos para iluminação complementares, as arandelas são uma ótima opção para valorizar qualquer ambiente. Fixadas nas paredes, ajudam a criar um ambiente mais intimista e aconchegante.


Outra tendência na área de iluminação são as luminárias embutidas na parede que podem ser utilizadas em hall, área de circulação e qualquer outro lugar que deseja dar um destaque especial.

E por fim para quem quer algo mais especial e exclusivo, a Led Luz possui um studio de 100 m², com sala de reuniões, café e lounge, totalmente estruturado para exposição de exclusivos lustres de cristais e murano das marcas italianas Vistosi e Voltolina.


Os lustres são um clássico na decoração, e uma das tendências é o estilo retrô podendo fazer parte desde uma decoração mais clássica, ou em um ambiente moderno e contemporâneo.


Deixo aqui um pouquinho de alguns modelos que gostei e achei muito interessantes:

014.jpg

Agradeço aos diretores Geraldo Costa e Geisa Trino e a

toda equipeda Led Luz pela recepção e parabéns aos 18 anos!!!!



Um beijo a todos e até a próxima postagem!

Sobre Edninha Figueiredo

Formada em Arquitetura pela Puc Campinas atua na área de projetos residenciais, corporativos e comerciais em Campinas e região.


Mestre em Arquitetura e Construção, seus projetos demonstram a influência de pesquisas desenvolvidas pela Unicamp com a linha de pesquisa sobre a influência das cores no conforto térmico do ambiente.


Foi professora de design de interiores em faculdades e cursos técnicos em disciplinas como conforto ambiental , cores, materiais e revestimentos.


Apresentadora de programas na Rede TV sobre dicas de cores e canal 8 sobre arquitetura e decoração.


Participou de importantes eventos como Campinas Decor e Casa Cor.


www.ednafigueiredo.com.br