Cores e Composições para sua Decoração de Natal


 

A decoração natalina é tradicionalmente representada pelas cores verde e   vermelho, nos últimos anos o prata e dourado tornaram-se uma opção e atualmente idéias inovadoras aparecem na  decoração  com novas combinações de cores.


Esta semana estive na loja Maria Pia Casa  e aproveitei para conferir alguns objetos de decoração.


A loja oferece produtos exclusivos, como os tradicionais vasos de porcelana, além de inúmeros utensílios de prata, peças para iluminação, móveis, cristais, tapetes, quadros e muito mais para decorar a sua casa com muito estilo e personalidade. 


Uma boa opção de decorar seu ambiente para o Natal é que além de enfeites típicos natalinos, podemos  utilizar  objetos e adornos com cores  representativas: como vermelho, verde, prata e o dourado, pois os objeto enobrecem a decoração do ambiente.


Para fazer a composição correta, primeiramente é necessário analisar quais são  as tonalidades predominantes no ambiente , pois sempre devemos ter um  equilibrio, ou seja se as paredes do ambiente já são com cores fortes, a decoração pede algo mais leve.


 


 

Coloquei aqui algumas dicas sobre essas cores que podem facilitar na escolha de sua composição:


Uma das cores mais tradicionais é a composição Vermelho e Verde.


Essa composição tem uma harmonização perfeita!


O Vermelho é a cor de maior impacto visual e emocional. É a cor da paixão, do sentimento, produz um efeito estimulante e amigável.


Quando utilizado na dosagem certa transmite ao ambiente elegância e requinte. Já o verde é calmo e equilibra as emoções, em tonalidade escura transmite uma segurança as pessoas.


 


 



 

Para quem prefere uma decoração em tons dourado e prata, o  dourado transmite uma vibração altamente positiva, é a cor da luz e da prosperidade.


Utilizada junto com  o vermelho é uma composição altamente  poderosa! Transmite uma grande energia às pessoas.


Já combinada com o branco deixa o ambiente sofisticado, pois o branco  representa paz, tranquilidade e harmonia, pontos extremamente importantes para a data natalina.


Lembrando que o dourado também pode estar sempre presente através da iluminação deixando o ambiente super aconchegante.


 


 


Já a decoração na cor prata,  atribui valores relacionado ao futurismo, transmite solidez e sucesso.


Combinado com o branco deixa o ambiente super "clean" e moderno, mas tome cuidado para não exagerar, pois em excesso transmite ao ambiente uma monotonia e uma certa frieza, o ideal é combinar com alguns objetos coloridos!


Todas essas cores combinam muito bem, o importante é escolher uma combinação de cores e objetos que  vocês se identifiquem mais e  todos se sintam bem!


Desejo um  Feliz Natal e 2016 a todos, até a próxima postagem!

Sobre Edninha Figueiredo



Formada em Arquitetura pela Puc Campinas atua na área de projetos residenciais, corporativos e comerciais em Campinas e região.


Mestre em Arquitetura e Construção, seus projetos demonstram a influência de pesquisas desenvolvidas pela Unicamp com a linha de pesquisa sobre a influência das cores no conforto térmico do ambiente.


Foi Apresentadora de programas na Rede TV  e canal 8 sobre arquitetura e decoração.

Atualmente é professora de arquitetura e  design de interiores em disciplinas como conforto ambiental, iluminação e cores.


Participa de importantes eventos como Campinas Decor e Casa Cor.


www.ednafigueiredo.com.br