baner_arquitetando5.jpg

Terraços e Varandas! Um espaço romântico e aconchegante

A cada dia mais e mais pessoas buscam o conforto para suas casas, pois quem não gosta de tirar uns minutinhos do dia para ler, descansar, ou mesmo relaxar em um ambiente externo sem sair de casa?


Terraço é o nome dado à parte da casa parecida com uma varanda, localizada em andares superiores ao térreo. Os terraços normalmente são mais comuns em apartamentos, porém sobrados ou casas com vários andares também podem possuir terraços. Os terraços constituem-se de um lugar ao ar livre, protegido por grades que servem como área de lazer. 

Já a varanda é um terraço coberto geralmente integrada com os espaços interiores das casas.

Terraços e varandas são ambientes ideais para um momento de prazer, um café-da-manhã, leituras, conversas e um ótimo lugar para namorar podendo apreciar um vinho ou espumante em um ambiente despojado, curtindo um final da tarde ou uma bela noite.

Com o dia dos namorados chegando, que tal comemorar em um terraço aconchegante com um bom vinho e um jantarzinho bem romântico?

Mesmo no inverno a decoração para terraços e varandas pode ser bem charmosa e aconchegante, para isso basta investir nos elementos corretos.

A escolha dos móveis adequados é fundamental, pois além da beleza e estética os móveis devem ser resistentes à umidade e ao tempo. A tendência hoje para deixar o ambiente mais aconchegante é a utilização de almofadas, tapetes e objetos de decoração, como poltronas, cortinas e tecidos confortáveis. Para quem prefere ainda mais liberdade, os futons proporcionam um 'conforto moderno' e podem também criar um estilo oriental.


Vegetação: As plantas são muito importantes para dar vida a um terraço, porém você deve optar pelas plantas que melhor se adequam à quantidade de sol que seu terraço recebe. Para quem não dispõe de muito espaço o jardim vertical é uma ótima opção, mas no momento de escolher as plantas para seu terraço, a pesquisa é fundamental.


Cortina: Além de cumprirem o importante papel de equilibrar ou vedar a iluminação natural para se adequar às funções do ambiente, as cortinas servem para dar privacidade, importante complemento e deixam os ambientes mais charmosos e sofisticados.

Cores: Para quem deseja um ambiente bem acolhedor tons de madeira é o ideal, e para deixar mais descontraído existem cores que nos proporcionam isso de forma muito melhor, entre elas estão as cores: amarelo, azul, verde, turquesa e coral.




Velas: Quer causar um efeito ousado na luz da decoração do Dia dos Namorados? a combinação de velas e vidros é uma boa pedida. Ao aproximar estes dois elementos, a luz irá reluzir nas peças de vidros proporcionando um clima ardente. Utilize copos, vasos ou espelhos de diversos tamanhos e formas.

Lareira: Com o inverno chegando, nada melhor do que criar ambientes acolhedores e bastante aconchegantes. Uma ideia para conseguir esse clima é o uso de lareira à gás. A utilização desse tipo de lareira vem aumentando cada vez mais, isso porque ela é mais prática que a lareira comum, já que não se utiliza de madeira e não suja o ambiente.

Outro objeto que não pode faltar são as Champanheiras, pois além de deixar o ambiente com um visual moderno e elegante, ela acaba se tornando um objeto de decoração.








Sobre Edninha Figueiredo



Mestre em Arquitetura e Construção, seus projetos demonstram a influência de pesquisas desenvolvidas pela Unicamp com a linha de pesquisa sobre a influência das cores no conforto térmico do ambiente.

Foi professora de design de interiores em faculdades e cursos técnicos em disciplinas como conforto ambiental , cores, materiais e revestimentos.